Relíquia de São Francisco de Assis

Entenda por que a Ordem Franciscana Secular do Brasil está realizando a peregrinação da relíquia e imagem de São Francisco de Assis em todo território nacional

Essa peregrinação ocorre em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana) que ocorrerá em 2021.

“Eu vos anuncio uma grande alegria”: aos 20 de maio de 1221 foi aprovado pelo Papa Gregório IX a “Memoriale Propositi”, primeira regra aprovada pela Igreja, para os irmãos da Penitência, marco do início do ramo secular das três Ordens fundadas por São Francisco de Assis. 

Para melhor celebrar tão grande momento da nossa história, o Conselho Nacional da O.F.S, pensou em fazer peregrinar por todas as fraternidades do Brasil uma imagem e uma Relíquia de São Francisco.

A imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, um fragmento de osso, foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis na Itália.

A peregrinação teve início no regional do estado de São Paulo na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco no dia 20 de setembro de 2015 e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Com a situação da pandemia, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022 e será concluída em abril de 2023.

Vamos celebrar esse importante momento para a história da O.F.S. Prepare sua fraternidade para receber com amor e zelo a imagem e a Relíquia do nosso seráfico pai São Francisco de Assis.

A Relíquia passou pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

seguiu para a comunidade São Francisco , foi à Paróquia Nossa Senhora das Candeias, Capela São Sebastião pertencente a Paróquia N. S. Perpétuo Socorro. e Capela Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Jaracatiá, pertencente a Paróquia Cristo Redentor. No dia 18/09/2022.